tracht ou dirndl

Oktoberfest inicia na quinta-feira...

Os trajes típicos Trachten e Dirndl já estão fervilhando pela cidade. Além de encantar turistas dão um ar super festivo à cidade.

Bom, explicando melhor  Tracht são os trajes típicos alemães que tem origem histórica. Já os Dirndl são os trajes baseados em tracht, ou seja tem variações não permitidas nos trajes oficiais, assim como comprimento das saias, cores...

Os mais jovens preferem os trajes dirndl, ficando os trachten para os grupos folclóricos.
Uma tia-avó que era alemã, sempre torcia o nariz quando diziam que os trajes eram típicos... ela sempre dizia - em alemão... que não eram tracht, eram dirndl. Lembro quando fiz meu primeiro traje, ela fez questão de inspecionar. Me deu até uma boneca que trouxe da Alemanha para que eu pudesse copiar o modelo. O modelo é simples, muito usado por aqui.

Saia vermelha, verde ou preta ornada com gregas e rendas, blusa branca e colete preto ou vermelho, bordado ou não. Avental longo, do tamanho da saia, amarrado à frente do lado direito ( era solteira ). Meias brancas e sapatos tipo boneca pretos. A tiara de flores artificiais aparece bastante.

Em Blumenau alguns trajes já foram um pouco " blumenauesados" rsrsrrs, mas muita gente aproveita para trazer da Alemanha os trajes usados na festa e nos desfiles.

Vejam bem, minha pesquisa aqui é meramente uma curiosidade, não pretendo fazer nenhuma exposição histórica. Se você tem mais informações para colaborar, por favor fique à vontade em entrar em contato.

Aqui alguns exemplos de trajes Tracht.



Traje da região da Floresta Negra - 1900

File: Friesentracht.JPG

Traje do Norte - Ilha de Föhr

File: Tracht Suedtirol.jpg

Traje da Região do Tirol

File: DSFrauentracht.jpg

Traje da região do Danúbio - Este tipo muito utilizado por aqui.



Traje típico de Salzburg

O vestido Hessian baixo

Traje muito utilizado na época de 1850.

Os grupos folclórico normalmente fazem pesquisas e utilizam tracht.

Informações e fotos da Wikipédia.

Comentários

  1. Bom dia!

    A única vez q visitei a linda Blumenau foi numa Oktoberst. Fui com amigos. Ficamos em um hotel lindo, a cidade é linda, a festa maravilhosa. Tenho muito vontade de levar meu marido em Blumenau em outubro.
    Aproveite bem essa festa maravilhosa.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado, vou adorar!

Postagens mais visitadas deste blog

Garrafas

Esqueça de tudo...mas lave a louça...

Decoração de Confirmação