É... ele já está no ar...

Não tem jeito não... o Natal está chegando novamente.

Parece que foi outro dia que empacotei todos os enfeites... Mas uma coisa temos que admitir, o Natal a cada ano começa mais cedo. Por força do comércio algumas tradições acabam se perdendo.

Tenho algumas conhecidas que já montaram a árvore... nossa... Prá mim, o Natal começa no primeiro domingo de advento, é quando coloco a guirlanda na porta e acendemos a primeira vela da coroa de advento ( isto se eu não estiver viajando em competição hehehe).

Mas para que os enfeites cheguem prontos no dia certo, temos que começar a nos preparar com antecedência, ainda mais para quem não tem muito tempo disponível... então mãos à obra e cabeça aberta às inspirações que pululam pelos blogs afora... e por que não, aqui também...

Então vamos à algumas imagens da coroa de advento.Mas antes vou explicar como fazemos aqui...

Esta coroa tem quatro velas. A primeira acendemos no quarto domingo que antecede ao Natal. Um de nós lê um trecho escolhido da Bíblia que lembre o Natal, ou uma mensagem de que goste, enquanto a chama da vela fica acesa. No segundo domingo acendemos a primeira e mais uma, assim até chegar o dia N. ( Natal rsrsrrs)

Segundo o blog www.luteranos.com.br : " Denominamos de Advento o tempo correspondente aos 4 domingos, às 4 semanas antes do Natal. Este tempo pode ser de 22 a 28 dias, dependendo do ano e, conseqüentemente do dia da semana em que cai o 25 de dezembro. Muitas tradições e conteúdos estão relacionados com esse tempo."
 A coroa de advento é feita com ramos verdes, geralmente envolvida por uma fita vermelha e nela 4 velas são afixadas. Ela simboliza e comunica que naquela Igreja, casa, escritório ou qualquer espaço em que ela esteja vivem pessoas que se preparam com alegria para celebrar a vinda de Deus ao mundo, o Natal. 

As 4 velas: uma vela para cada domingo que antecede ao dia 25 de dezembro. Alguns registros históricos contam que a coroa de advento surgiu em uma instituição que abrigava crianças pobres. Inicialmente ela continha entre 22 a 28 velas, uma para cada dia do tempo de advento. Devido aos custos diminuiu-se o número de velas.
As velas da coroa são acesas (a cada domingo mais uma), para iluminar a vigília do advento, a preparação para vinda da luz ao mundo. Simboliza que Jesus Cristo é a luz do mundo. Comunica a alegria da vida que procede de Deus, aquela que vai além dos limites que a vida no mundo impõe.


Prá ser sincera hoje meus filhos não gostam muito de ler a mensagem não, mas tento manter este costume... Pelo menos são uns cinco minutos que passamos em um ritual familiar... E a mim parece que dá um sentido a toda esta correria para enfeitar a casa.












 E hoje também já existem as variações, ou seja, não são guirlandas, ou coroas, mas tem as velas e simbolizam o advento da mesma forma...



























Gostaram das imagens??? As tenho guardadas há tempos, retiradas de sites e blogs alemães. Já me serviram de inspiração para várias ornamentações de Natal. Quem sabe não inspira vocês???

Neste ano a primeira vela será acesa dia 27 de novembro.

Comentários

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado, vou adorar!

Postagens mais visitadas deste blog

Garrafas

Esqueça de tudo...mas lave a louça...

Decoração de Confirmação